Vincent van Gogh (Holanda, 1853-1890)
óleo sobre tela, 73 x 53 cm
Museu van Gogh, Amsterdam
Tendo lido recentemente O sentido de um fim, de Julian Barnes, uma obra com meras 156 páginas, resolvi listar outras pequenas joias literárias que se apresentam de maneira sucinta e que nem por isso perdem o verdadeiro objetivo da boa literatura: mover o leitor a refletir. Assim aqui vai mais uma lista para quem segue o blog, escolhido pela Peregrina.
Pequenos notáveis
Livros inesquecíveis com menos de 200 páginas
EM ORDEM ALFABÉTICA
As Avós de Doris Lessing

Billy Budd, marinheiro de Herman Melville

A Casa de Papel de Carlos Maria Dominguez

A Fera na Selva de Henry James
O Sentido de um fim de Julian Barnes, obra vencedora do Man Booker Prize de 2011.
A Trégua de Mário Benedetti
Vermelho Amargo de Bartolomeu Campos de Queirós

24 horas na vida de uma mulher, de Stefan Zweig
Mais algum que deixei de lado? Tem que ser sensacional. Obras com menos de 200 páginas existem aos borbotões. Mas que deixem marcas no coração?










Já li três, pretendo ler os outros, uma que acho que vc gostaria muito é Na Praia
OK. Vamos ver se eu gosto! Gilberto, quais você já leu?
vermelho amargo, o sentido de um fim, e a trégua, ( este é meu favorito)
A Trégua é uma OBRA PRIMA…. Quando fiz essa lista acabei comprando a tradução para o inglês para H. ler. Ebook. É realmente imperdível. Mas O Sentido de um fim, acho mais rico. Dá muita reflexão… Vermelho Amargo é poesia pura!
Li uns que vc citou. Recentemente li um bem fininho “Morreste-me” do Luiz Peixoto, escritor português. É um livro de 2000 que só agora conheci e tem 64 páginas. Boa postagem a sua, vou procurar conhecer os demais que não li.
Obrigada Regina, gosto de José Luiz Peixoto. Não conheço esse… vai para a lista… Beijos e saudades menina, você anda desaparecida. Lindas as árvores em BH, não foram… Quem sabe vc não consegue algo semelhante na sua cidade? Sei que está trabalhando duro para isso. Beijokas
Eu sou a doida da árvore e do livro. A prefeitura daqui me surpreendeu está plantando árvores pela cidade, priorizando os bairros mais áridos.
Abraço.
Também li só três desta lista. Estou querendo muito ler “As Avós” da Doris Lessing.
Madalena, As avós é um belíssimo ensaio sobre a natureza do amor. É muito bom, muito complexo… Daquelas histórias fáceis de ler mas que suscitam 1001 perguntas… Não deixe de ler. Beijoka
Obrigada Ladyce pela indicação, vou ler sim. Um livro de muito poucas páginas que eu gosto muito é “Adeus Mr Chips” de James Hilton. Um abraço.
Ah, que bom. Vou dar uma olhadinha, obrigada!
Pode acrescentar na sua lista: “metamorfose” de Franz Kafka. Atende o requisito da postagem, curto e inesquecível! Sds Kovacs
Puxa, não me lembrava que era tão pequenino. Fica tão grande depois de lido! Obrigada!
Verdade, “Metamorfose” também merece figurar nesta lista.